Sónia Pereira, Alta Comissária para as Migrações, foi hoje recebida por Marco Gonçalves, presidente da Junta de Freguesia de São Martinho.
A reunião teve como móbil a apresentação de cumprimentos, antes de uma outra, desta vez com dirigentes das Associações de imigrantes sediadas na Madeira, que decorreu nas instalações da Junta.
A ocasião serviu para a apresentação dos serviços prestados pelo Alto Comissariado, nomeadamente o Núcleo de Ligação às Associações bem como as linhas de financiamento ao movimento associativo migrante.
Durante o encontro, o autarca teve oportunidade de apresentar algumas das iniciativas desenvolvidas pela Junta com vista ao acolhimento e integração de migrantes, bem como alguns dos projectos futuros relacionados com o movimento associativo.
“Para esta Junta e para o meu executivo, o acolhimento é uma obrigação ética”, declarou.
O Alto Comissariado para as Migrações (ACM) é um instituto público que intervém na execução das políticas públicas em matéria de migrações e tem como objectivo acolher e integrar os migrantes, nomeadamente através do desenvolvimento de políticas transversais, de centros de apoio aos migrantes, proporcionando uma resposta integrada dos serviços públicos. Em Portugal, é responsável pelo acolhimento dos ucranianos que solicitam protecção internacional temporária.
Este sábado, dia 21, Sónia Pereira participará na tertúlia que decorrerá às 17h00, no terraço da Junta de Freguesia, onde também intervirão Marco Gonçalves, Sancho Gonçalves Gomes, da Direcção Regional das Comunidades e Cooperação Externa e representantes das comunidades venezuelana e sul-africana.