Três professores da Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade – Campanário – fizeram recentemente um estágio de observação e partilharam experiências com os professores do Collège de La Charme, em Clermont-Ferrand, França.
Foi no âmbito do projeto Erasmus +, KA1, AGE Campanário, que os professores Graça Dias, Marcos Leitão e Paula Lage tiveram a experiência do Jobshadowing com os docentes da mesma área, assistindo e participando em diversas aulas/atividades de FLE (Français Langue Etrangère), Histoire et Gèographie e EPS (Education Phisique et Sportif).
A diretora do Collège de La Charme delineou um horário, em colaboração com os respetivos docentes, que previa a participação nas aulas mas também reuniões de Exchange (partilha de experiências) “onde se abordaram as questões didático-pedagógicas, compararam-se os dois sistemas de ensino, partilharam-se as boas práticas, as dificuldades, desafios e anseios dos professores. Foi possível ver como se gerem currículos, como são e como se operacionalizam os mesmos, as planificações e como é feita a educação inclusiva em França, sobretudo com turmas muito heterogéneas, alunos oriundos de vários países do mundo, nos quais se incluem muitos refugiados em particular do Afeganistão”, revelou a docente Paula Lage.
Desta experiência que, “em muito ultrapassou a simples observação didático-pedagógica, resultará uma interessante disseminação de práticas pedagógicas a por em prática pelos docentes que participaram na iniciativa, mas também por todos aqueles com quem esta experiência será partilhada”.
Foi ainda possível aos professores assistir a uma cerimónia de entrega de um prémio europeu, que distinguia a escola pelo seu papel ativo na dinamização de Projetos Erasmus +. Nesta apresentação os alunos das Escolas Francesas (Collège de La Charme e Albert Camus – parceiros europeus de um projeto KA2 da nossa Escola –‘Playing with Maths’) fizeram uma apresentação sobre a sua visita à Madeira, em Novembro passado. “Mais uma oportunidade de integração europeia da nossa Escola”, sublinhou.
A visita a Clermont-Ferrand permitiu ainda aos professores um vasto programa cultural com visitas a Museus, ao Centro L’aventure Michelin, para além das visitas culturais a Carcassonne e Lyon.