Na noite da passada sexta-feira, dia 16, o salão paroquial da igreja das Eiras encheu por ocasião do concerto de aniversário, o 15º, da Banda Filarmónica do Caniço e Eiras. Entre os muitos sócios e simpatizantes, marcaram também presença a secretária do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, em representação do presidente do Governo Regional, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa, a vereadora com o pelouro da Cultura, Élia Ascensão, e o presidente da Junta de Freguesia do Caniço, Milton Teixeira.
Em dia de celebração de mais um aniversário, como presente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Filipe Sousa anunciou a entrega, em breve, de saxofone barítono, instrumento que já há muito tempo os responsáveis pela filarmónica consideravam necessário, mas devido ao seu valor, continuavam a adiar a sua aquisição, na expectativa de poderem arranjar folga financeira para o efeito.
“Para nós é muito importante receber este instrumento por parte da Câmara Municipal de Santa Cruz pois significa que todo o trabalho que os músicos e sócios da colectividade têm tido é reconhecido”, salientou Paulo Nóbrega, responsável pela Banda. Enalteceu também a Junta de Freguesia do Caniço por ter honrado ainda mais a coletividade ao entregar a cada músico um ‘pin’ com o brasão da freguesia, que passará a ser usado na farda da banda.
Paulo Nóbrega agradece a toda a direcção, aos músicos, sócios e empresas colaboradoras por “todo empenho e dedicação prestado, pois só assim com este grande grupo é que é possível realizar grandes feitos musicais”, destacou. Não esqueceu de agradecer também o imenso trabalho das meninas que durante um mês estiveram a preparar toda a decoração.
Relativamente à Banda Filarmónica, Paulo Nóbrega sustenta que “o crescimento musical” em muito deve-se “à forma como o maestro Rui Pita preparou a banda”, trabalho esse que torna possível que hoje se faça “mais e melhor pela música filarmónica no Caniço”.
Revelou ainda que um dos objectivos principais “é o recrutamento de novas crianças” para a escola de música ‘O Cebolinha’. Apela por isso aos pais e encarregados de educação a inscreverem as suas crianças na escola de música da Banda. Poderão fazê-lo à terça ou quinta-feira, entre as 19 e as 22 horas, ou ao sábado, depois das 9 horas.