A distinção ‘São Roque Peregrino’ foi entregue no passado dia 29 de Agosto, sexta-feira, a Sara Faísca emigrante em Guernsey há 11 anos. A homenageada pertenceu à Tunacedros e foi ainda funcionária da Casa do Povo durante um ano. Além disso, foi festeira nas Festas de São Roque. Este é um prémio que é entregue anualmente a um emigrante da freguesia pela comissão criada para o efeito.
“Pretendemos assim reconhecer o mérito daqueles que deixaram a nossa região e que, por algum motivo, se tenham distinguido na terra que os acolheu. O nome atribuído à distinção deve-se ao facto do nosso padroeiro, Glorioso São Roque, ter sido, também, emigrante, pois foi como peregrino que se dedicou à evangelização mais concretamente ajudando os doentes de lepra”, explica nota da Casa do Povo de São Roque do Faial.
A homenagem inseriu-se no XXI Encontro de Emigrantes de São Roque do Faial, uma actividade organizada pela Casa do Povo de São Roque do Faial com o objectivo de proporcionar aos emigrantes e residentes momentos de convívio e de confraternização entre eles. O evento passou a designar-se ‘Nossa Terra, Nosso Encontro’.
O programa teve início na igreja paroquial de São Roque do Faial, pelas 19 horas, com uma Missa em homenagem a todos os emigrantes da freguesia. Após a missa, houve a actuação dos artistas Avelino e Daniel, do Grupo Recreativo da Casa do Povo de São Roque do Faial, do Grupo de Acordeões da Casa do Povo da Ribeira Brava e do Rancho Regional são Salvador de Folgosa – Maia.
O presidente da Casa do Povo, Heliodoro Dória, agradeceu às instituições que tornaram possível mais esta actividade e endereçou os parabéns à homenageada e, na sua pessoa lembrou todos os emigrantes de São Roque do Faial. Destacou o papel fundamental que aqueles têm na divulgação da cultura e dos nossos valores além fronteiras.
Já o presidente da Junta de Freguesia, Gonçalo Jardim, enalteceu a Casa do Povo local pela iniciativa destacando a importância que essas actividades têm no desenvolvimento sociocultural de São Roque do Faial.
A deputada à Assembleia Legislativa Regional, Cláudia Perestrelo, relevou a importância deste tipo de iniciativas e voltou a destacar as vivências do povo de São Roque do Faial. Referiu algumas iniciativas que o poder regional tem desenvolvido para acolher os emigrantes. A terminar voltou a louvar os emigrantes e todos aqueles que têm São Roque do Faial no coração, independente de terem nascido aqui ou não.
Na nota à imprensa, a Casa do Povo de São Roque do Faial critica o facto de tanto a Câmara Municipal de Santana, como o Governo Regional, não se terem feito representar na cerimónia de entrega do referido prémio, “apesar de terem sido convidados”.