Na passada segunda-feira, dia 30 de Setembro, caiu o pano de mais uma edição, a 5ª, da Semana Europeia do Desporto. A abertura oficial teve lugar em Ewos, Finlândia, no dia 23, e o encerramento a 29, em Portimão – Cidade Europeia do Desporto 2019.
A campanha contou com diversos embaixadores, figuras bem conhecidas do Desporto, entre os quais campeões nas respectivas modalidades como Rosa Mota, Ticha Penicheiro, Elisabete Jacinto, Carlos Lopes e Fernando Pimenta
O evento, criado em 2015, pela Comissão Europeia, tendo em vista a promoção da actividade física e do desporto em toda a Europa, junto dos mais variados sectores da sociedade, e que por este meio, procura desenvolver hábitos de vida saudável, tem envolvido imensas entidades e pessoas. A Semana é para todos, independentemente da idade, do contexto social ou do nível de aptidão física. O principal tema continua a ser # BeActive, que deverá incentivar cada um a estar activo durante a ‘semana’ mas também a permanecer activo durante todo o ano.
“O nível da actividade física está actualmente a estagnar e mesmo a baixar nalguns países, o que legitima, de forma consensual, este tipo de campanhas”, sustenta Nelson Relva, professor de Educação Física da referida escola.
A Semana Europeia do Desporto, tem, em Portugal, um dia reservado exclusivamente para as Escolas, o Dia Europeu do Desporto na Escola, a exemplo do que acontece em 26 Estados-Membros da União Europeia.
As celebrações ocorreram por todo o País, envolvendo cerca de 350.000 alunos de 455 Escolas/Agrupamentos.
“A Escola Básica e Secundária da Ponta do Sol, através do núcleo de futsal (desporto escolar), pelo segundo ano consecutivo, em cinco edições, associou-se a esta actividade, realizada na passada sexta-feira feira e com o apoio da Câmara Municipal local. A estratégia visou, por um lado, sensibilizar e experimentar os benefícios da prática da actividade física e do desporto e por outro, divulgar a oferta da modalidade de futsal em contexto escolar e no âmbito das actividades de Enriquecimento Curricular”, refere o docente, que é também o Orientador na modalidade de futsal.
Ao todo 63 alunos de ambos os sexos, em representação de 12 turmas/cursos, constituíram 10 equipas, que disputaram um Torneio Inter-turmas de Futsal, na variante de 4, em aproximadamente meio campo de andebol. “A actividade decorreu num ambiente descontraído, com música a acompanhar os 15 jogos disputados no Pavilhão Gimnodesportivo da Ponta do Sol. A experiência foi muito enriquecedora, não só pelo facto do modelo organizativo se afastar do que habitualmente assistimos no movimento desportivo federado, possibilitando-se que cada equipa realizasse idêntico número de jogos, sem eliminação de equipas e sem ser encontrado o vencedor do Torneio, mas também, e principalmente, pela riqueza, do ponto de vista técnico e táctico, que os jogos possibilitaram”, destacou.
Vítor Pataco – Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude, presente nas comemorações levadas a cabo no Parque de Jogos 1º de Maio – INATEL, em Lisboa, reunindo mais de 2000 alunos das Escolas do 1º ciclo, referiu: “A Escola é um dos contextos mais relevantes do ponto de vista da aquisição de hábitos motores. Este Dia Europeu do Desporto na Escola, inserido na Semana Europeia do Desporto 2019, é muito importante porque sensibiliza as crianças para perceberem a importância da Actividade Física e do Desporto, mas também os responsáveis pelos Agrupamentos Escolares para se organizarem do ponto de vista lectivo, para que estes jovens possam ter a oportunidade de aprenderem várias modalidades desportivas em contexto curricular, mas, mais importante, em contexto extra-curricular. São estes hábitos que se criam nas Escolas que perduram para a vida. O importante é continuarem a sua actividade, quer seja num Clube Desportivo ou de forma informal”.