A Calheta, recebeu com um belíssimo dia de sol, no fim-de-semana, os mais de 160 atletas regionais para a primeira competição do ano com segmento de natação de mar.
Um recorde de participação no evento associado a um novo percurso de corrida do agrado dos atletas e da imensa moldura humana presente na Praia da Calheta, antevia uma disputa assinalável pelos lugares cimeiros nas diversas competições do evento, VIII Aquatlo da Calheta 2019.
A primeira competição da tarde, o VIII Aquatlo da Calheta, registou uma enorme participação de atletas, com “fome de mar”, para a disputa da mais uma das Etapas dos diversos Campeonatos em disputa e simultaneamente Campeonato Regional de Aquatlo de Cadetes 2019.
Dada a partida, rapidamente o destaque foi para os mais jovens atletas, nomeadamente o João Marote do Ludens Clube de Machico, que com uma consistência notável, liderou à saída do Parque de Transição, para um domínio avassalador da competição Masculina, vencendo não só a competição à geral, mas simultaneamente sagrando-se Campeão Regional de Aquatlo em Cadetes 2019.
Nos lugares seguintes do podium Masculino, ficaram os atletas Francisco Luís (CN Funchal) e Pedro Prioste (LC Machico).
Na competição Feminina, novamente as atletas mais jovens a dar cartas entre as mais experientes, vencendo a Joana Sousa (Associação Cultural e Desportiva do Jardim da Serra), sempre muito consistente e determinada ao longo da competição, vencendo à geral em frente à sua colega de equipa. Nos lugares seguintes do podium, classificaram-se as atletas Tânia Alves que associou este 2ª lugar ao título regional de Cadates de Aquatlo Femininas 2019 e a Maria Leonor do GD Corticeiras.
Os primeiros títulos individuais do ano fora, assim atribuídos no Escalão de Cadetes aos seguintes atletas:
João Marote e Tânia Alves – Primeiros Classificados;
Nino Pereira e Maria Leonor – Segundos Classificados;
Rodrigo Vieira e Natasha Pereira – Terceiros Classificados.
Desta que para a competição de Paratriatlo, onde dois consagrados atletas, o José Mendonça (LC Machico) e o Rudolfo Alves (CN Funchal), venceram as suas competições nos escalões PTS2 e PTS 4 respectivamente.
Nas competições destinadas aos restantes escalões de formação, a disputa pelos lugares de maior destaque foi como habitualmente muito “expressiva”, destacando-se como vencedores nos seus escalões os seguintes atletas:
Benjamins – Matias Olival (LC Machico) e Catarina Afonso ( CF Andorinha);
Infantis – Óscar Góis (ACD Jardim da Serra) e Debora Martins (CF Andorinha);
Iniciados – João Neves (ACD Jardim da Serra) e Beatriz Sequeira (CN Funchal);
Juvenis – Gonçalo Santos (ACD Jardim da Serra) e Bruna Belo (ADR Agua de Pena).
Nas competições por clubes, destacaram-se como vencedores na competição principal (Mas), o Clube Naval do Funchal e na (Fem), a Associação Desportiva Galomar.
Os Clubes vencedores nas provas Jovens, foram o CF Andorinha entre os Masculinos e o CD Escola de Santana, nas raparigas.
Destaque ainda para a competição prova aberta, que teve como vencedor o atleta Filipe Alves.
A ARTM agradece o forte apoio de várias entidades públicas locais, em especial à Câmara Municipal da Calheta e o Porto de Recreio da Calheta/Tecnovia.
A organização conta com o apoio da regular da AMDpt, SRE – DRJD; FTP; Auto Zapecar; Europcar; MZBike; Clínica Dentária do Fórum Machico/Dr.ª Cátia Pombo e Empresa de Cervejas da Madeira – Águas Atlântida.