Um grupo de alunos das turmas A e B do 8º ano, acompanhados pelos professores Graça Dias e Marcos Leitão, deslocaram-se numa mobilidade à Grécia, entre 14 e 18 de Março, à cidade de Xanthi, no âmbito do Projecto Erasmus+ KA2 – ‘Playing with Maths’.
“Os parceiros foram recebidos na Câmara Municipal de Xanthi pelo respectivo Presidente, o qual enalteceu a importância e o impacto do Projecto Erasmus+ nas aprendizagens ao longo da vida”, descrevem Graça Dias e Marcos Leitão.
Os docentes na coordenação do Projecto KA2 dão conta que “foi oferecida uma pequena lembrança a todos os alunos e professores que integram o projecto. De seguida, na escola 10th Primary School of Xanthi, houve uma recepção com uma música de boas vindas, cantada pelos alunos gregos. A manhã terminou com a degustação de um lanche com iguarias gregas confeccionadas pelos pais dos alunos”.
A visita à escola foi feita pelos alunos gregos. Durante a semana ocorreram várias actividades quer sociais, lectivas e culturais. Foi possível conhecer a cidade Velha de Xanthi, a sua história, arquitectura e cultura, assim como vários museus locais. As grutas de Alistrati permitiram uma viagem ao Património Natural.
Sendo a Grécia o berço da Civilização Ocidental, os alunos conheceram duas estações arqueológicas e os seus museus. A viagem passou por Kavala, cidade portuária com o seu castelo e um pôr-do-sol único. Na expedição pelas cidades mais próximas, os alunos conheceram o National Park of East Macedonia Thrace, no Delta Nestos Lake Vistodina – Ismarida. “Um parque natural à volta do Lago cuja riqueza da fauna, da flora, a sua geografia e biodiversidade deslumbrou. Em todas as visitas houve espaço para diversas actividades relacionadas com o cálculo e raciocínio matemáticos. A riqueza destes intercâmbios estendeu-se ao conhecimento e exploração de novas religiões, nomeadamente o Catolicismo Ortodoxo, uma vez que entraram em várias Igrejas e Mosteiros”.
O jantar de despedida, a actividade ‘Knitting our Friendship’ e o workshop de dança tradicional grega “alicerçaram as amizades e permitiram trocar contactos, entre todos os parceiros e encerrar uma semana de aprendizagens multiculturais”.